Manipulação de Rating

Várias placas triangulares amontoadas aleatoriamente, com fundo branco e bordas vermelhas, todas com o texto "Fraud Alert".

Assunto recorrente no mundo do xadrez online, a manipulação de rating, mais especificamente a inflação de rating, é umas das coisas que não consigo assimilar de forma alguma.

Não faz sentido pra mim alguém simular ter um rating maior do que realmente tem.

Uma vez que o sistema de rating serve principalmente para medir a força/habilidade de um jogador de xadrez e com isso pareá-lo com um adversário da mesma força.

Se algum filho sem mãe fingir que tem um rating maior do que o esperado para seu nível de habilidade só vai fazer com que ele seja pareado com alguém bem mais forte, vai perder feio e se frustrar com o jogo. É como pedir pra apanhar. Sem falar no risco de ser banido do site.

Mas aparentemente nem todos pensam assim, dias atrás o pau comeu feio lá nas chotas (Thanks LuanMitoPRO) do Clube Raffael Chess, por conta de suposta inflação artificial de rating, não vou entrar em detalhes aqui, o ponto é que a comunidade ficou indignada e reagiu à altura.

Acho que o pessoal tem a sua razão em ficar puto com isso, mas simplesmente não consigo entender um ponto que foi pouco abordado: o que ganha esse cidadão com isso? Ostentação? Fama? Dinheiro? Mulheres? Nada disso, então por que carai fazer um negócio desses?

Imagine que você começou a lutar boxe hoje e de cara pede pra lutar com o Mike Tyson.

Alt Text Mike Tyson no ringue de boxe. Sua postura é firme e tensa.
Mike Tyson no ringue de boxe.

É assim que vejo esse pessoal que infla o rating.

No Chess.com a modalidade mais popular na comunidade são as partidas rápidas de 10 minutos, onde estou na faixa dos 600~700 pontos de rating, esse é o nível da minha habilidade.

print Rápida 705. ultimos 30 dias -1. maior 962. partidas 107. V/D/E 53V 49D 5E alt text post.
Print: Meu rating no Chess.com

É um nível de iniciante, apesar de já jogar a alguns meses. Não gosto nada disso, às vezes é frustrante perder por não ter visto uma oportunidade ou simplesmente ter capivarado. Gostaria de melhorar meu xadrez e pretendo fazer isso, e olha que tenho resultados equilibrados entre vitórias e derrotas.

Porém, maquiar esse rating não vai mudar minha habilidade, só vai me fazer apanhar ainda mais no tabuleiro e tornar o jogo frustrante.

Apesar das minhas piadas, sei que o caminho para melhorar meu jogo passa longe de tentar enganar o sistema ou a mim mesmo.

Quanto a quem quer fingir ter um rating maior, só tenho algo a dizer, abaixo do Carlsen é tudo capivara, então aceita que dói menos.

PS.: Chotas = chat + notas. Sorry, mas a piada era ruim demais pra deixar passar.

Atualização 28/09/2022: Inserido Alt Text nas imagens.

Uma resposta para “Manipulação de Rating”.

  1. Eu acho que ainda nem tenho partidas suficientes para ter um Rating justo, mas acho que inflar isso como tem inclusive Youtuber famoso que fez de uma estupidez sem igual.
    E, concordo contigo, sem sentido algum.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: