EXTRA! EXTRA! PROMOÇÃO DE PEÕES AQUI!

Thumbnail: apenas a palavra sale escrita em caixa alta, cada letra na fonte branca vazada sobre um quadrado vermelho vivo. O fundo é Branco.

Se os artigos anteriores não deixaram claro, esse com certeza vai servir de aviso pro tipo de shitpost que será veiculado neste desconhecido blog (enxadrístico?).

Quando o assunto é meu tempo dedicado ao xadrez, digo com certeza que apenas 1% é gasto efetivamente jogando, 0% estudando e o resto é gasto com questões inúteis, tipo: “como funciona esse código esquisito?”, “é possível promover todos os peões em uma única partida?”, “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”.

E é sobre isso que esse artigo vai tratar (sobre promoção de peões, a única coisa que sei sobre galinhas é como comer elas (cozidas ou assadas, que fique claro)).

Numa partida de xadrez clássica os jogadores começam com 8 peões cada, totalizando 16 pimpolhos no tabuleiro.

Figura 1 Peões no início da partida. Todos alinhados e bonitinhos.

Como bem sabido por todos, quando um peão alcança a última linha oposta do tabuleiro ele é promovido de patente, passando a se identificar com o gênero uma peça de sua escolha (Rainha, Torre, Cavalo, Bispo), e é claro que todos escolhem a glamorosa e poderosa QUEEN (por que será?) ninguém escolhe o Rei.

Figura 2 GIF peão promovendo

Então sim, respondendo uma das perguntas comuns aos iniciantes, teoricamente é possível que um jogador tenha até 9 Rainhas do tabuleiro (ou Damas, se forem plebeias), se ele promover todos os seus 8 peões à Queen (lembrem-se, ele já começa com uma Dama).

Agora uma pergunta que não vi ninguém fazendo é: Os DOIS jogadores podem fazer isso em uma única partida de xadrez clássico, respeitando todas as regras?

Seria muito fácil pra mim simplesmente abrir o editor de tabuleiros (no lichess ou chess.com) e colocar todos os peões a uma casa da promoção e fazer isso.

Figura 3 GIF peões promovendo em massa via editor trapaceiro

Esse editor é muito legal, você pode criar qualquer posição que venha na sua mente, mesmo que seja impossível de acontecer numa partida normal.

Desde que obedecida à regra: “Cada posição deve ter exatamente um rei de cada cor, e o lado a mover não deve poder capturar o rei adversário.”

Figura 4 Essa posição é inválida, pois está faltando um Rei branco enquanto tem Rei preto sobrando.

Mais ai seria trapaça, e no xadrez odiamos de morte trapaceiros, SÉRIO, NÃO USE TRAPAÇA.

Por isso comecei a pensar numa forma de resolver esse problema.

<Pausa pra mostrar algo legal que achei> Enquanto pesquisava se tinha uma resposta pra essa pergunta –ou se alguém já tinha feito essa pergunta, acabei achando algo parecido, um problema matemático de xadrez bem parecido com esse, “o passeio do cavalo”, que investiga como um cavalo poderia passar por todas as casas 64 casas do tabuleiro sem repetir nenhuma.

Acho no mínimo interessante que cientistas sérios se debruçaram sobre esse assunto, levantaram hipóteses, testaram teorias, refizeram cálculos, fizeram congressos internacionais e convocaram uma reunião de emergência na ONU, tudo isso para chegar nesse resultado.

Figura 5 GIF o passeio do cavalo. (crédito Wikipédia)

<Pausa pra mostrar algo legal que achei/>

Enfim, não encontrei uma resposta e fui resolver eu mesmo a parada, abri o editor e comecei a fazer alguns testes. Logo percebi que pra minha façanha funcionar, os peões tinha que driblar uns aos outros, e a única forma de fazer isso é capturando peças do adversário, lembre-se, queremos promover todos os pimpolhos.

Com isso em mente formulei ‘’O Plano’’ para encaixar cada peão numa casa de promoção.

Figura 6 O PLANO! Along Came a Spider.

Entendeu tudo? Pois é, nem eu.

Assim que terminei de desenhar o esquema, percebi que era inútil calcular tudo e parti para o plano B, que era simplesmente ir fazendo os lances e quando chegava a um beco sem saída, voltava os lances e tentava de novo [eu falei que tinha essa opção?].

O truque é garantir que os peões adjacentes já tenham sido ultrapassados na hora do drible. 

Vai ficar mais claro quando ver a “partida” completa.

Figura 7 GIF da “Partida” completa. Modo Usain Bolt ativado

Tive que acelerar bastante o GIF porque foram 100 lances nessa brincadeira. Provavelmente dá pra fazer mais rápido que isso, pois fiquei repetindo lances algumas vezes pra conseguir organizar as peças e as idéias.

Note que deixei os peões propositalmente a uma casa da promoção, isso pra não perder de vista o que era peão-promovido e o que já era peça mesmo. E também ficou mais legal promover todos juntos no final.

Considerações finais

Respondendo a pergunta feita lá no meio do artigo, NÃO é possível aos dois jogadores promoverem todos os 16 peões numa única partida, respeitando as regras clássicas. Pois, mesmo que matematicamente falando, exista meios pra isso, nessa situação não seria mais xadrez, estariam jogando outra coisa, tipo blitz ou – argh – bullet.

Não acho que esse tipo de passa tempo ajude em algo no xadrez –ou qualquer coisa, na verdade. Mas é o tipo de pergunta que vem na minha cabeça. Provavelmente estaria usando melhor meu tempo estudando alguma abertura ou exercícios de tática.

Admito que já esperava conseguir fazer todas as promoções, mas fiquei surpreso com o resultado, pois no fim sobraram peças no tabuleiro. Estava esperando ter quer usar as peças recém-promovidas pra conseguir terminar a missão.

Descobri que meu computador não consegue reproduzir GIF’s mais longos e tive que instalar um aplicativo específico pra isso, ainda estou procurando um bom, mas por ora estou usando o JPEGViewPortable.

Por outro lado, acabei descobrindo um gravador de tela que salva direto em GIF [só em gif, na verdade], ScreenToGif, ele é bem simples e ao mesmo tempo bem completo, além de gratuito, achei incrível.

E viva os GIF’s, porque pra colocar diagramas no wordpress, precisa instalar plugin, e pra liberar a instalação de plugin tem que assinar o plano pró, que custa módicas 800 pilas, obrigado, mas não obrigado.

Aqui o PGN da “partida”.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: